terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Escola da Fé!

Os Artigos que serão elaborados na temática da “Escola da Fé” têm o objetivo de nos levar a um aprofundamento na Fé, estudo sobre as Doutrinas da Igreja Católica e os ensinamentos de Jesus Cristo.  Faremos, a partir deste 1º passo, fundamental e necessário para uma longa caminhada, pois toda distância a ser percorrida, por mais longa que seja, sempre inicia com o primeiro passo. 
Antes de expor a fé da Igreja tal como é confessada no Credo, celebrada na Liturgia, vivida na prática dos Mandamentos e na oração é preciso se perguntar, o que significa “crer”.  A fé é a resposta do homem a Deus que se revela e a ele se doa, trazendo ao mesmo tempo uma luz superabundante ao homem em busca do sentido último de sua vida. Por isso vamos considerar primeiro esta busca do homem, em seguida a Revelação divina, pela qual Deus se apresenta ao homem e finalmente a resposta da fé. (cf. CIC 26)
Em nossos dias, a fé está sendo relativizada, vivida apenas de maneira individualista, fora do contexto comunitário e eclesial, acreditando as pessoas que é possível vivê-la em qualquer lugar e de qualquer maneira, buscando em várias religiões, seitas exotéricas e inclusive acreditando apenas na razão ou simplesmente depositando mais confiança na ciência do que no próprio Deus. Esta não é a vontade de Deus a nosso respeito, existe no coração de nosso Deus um plano de amor, pois: “O homem é, por natureza e por vocação, um ser religioso. Porque provém de Deus e para Ele caminha, o homem só vive uma vida plenamente humana se viver livremente sua relação com Deus.”(cf. CIC 44).  Ainda continua dizendo - O homem é feito para viver em comunhão com Deus, no qual encontra sua felicidade: “Quando eu estiver inteiramente em Vós, nunca mais haverá dor e provação; repleta de Vós por inteiro, minha vida será verdadeira” (S. Agostinho – Confissões, 10,28,39). (cf. CIC 45)
O Cristão Católico não pode viver sua fé, conformando com os modos deste mundo, mas sim estando atento ao que nos aponta a Igreja de Cristo nestes tempos difíceis, através dos ensinamentos dos antigos Padres, contidos na doutrina, na tradição, fundamentados na Palavra de Deus.  O Catecismo da Igreja Católica em sua primeira parte explica: “A fé é primeiramente uma adesão pessoal do homem a Deus; é, ao mesmo tempo, e inseparavelmente, a aceitação livre a toda a verdade que Deus revelou”.  Neste sentido, teremos como fonte e depósito seguro o Catecismo, que nos foi dado, como nos disse o Beato João Paulo II, na Constituição Apostólica “Fidei Depósitum”: Este Catecismo lhes é dado a fim de que sirva como texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica… É também oferecido a todos os fiéis que desejam aprofundar o conhecimento das riquezas inexauríveis da salvação (cf. Jo 8,32).  O “Catecismo da Igreja Católica”, por fim, é oferecido a todo o homem que nos pergunte a razão da nossa esperança (cf. lPd 3,15) e queira conhecer aquilo em que a Igreja Católica crê. Para evitarmos o distanciamento da fé e esvaziamento de nós mesmos, como diz S. Tomás de Aquino: “Quanto mais o homem se afasta de Deus mais se aproxima do seu nada”.  Deus é a solução do homem. Cristo se fez homem para remir a humanidade, inclusive se apresentando como o novo Adão para salvar o antigo, sendo o esplendor da misericórdia Divina.
A partir deste embasamento iremos percorrer o vasto tesouro contido no Catecismo da Igreja Católica, apresentando para o leitor que nos acompanha e aos que serão alcançados pela graça do Profetismo de cada um em anunciar esta boa nova em pequenos artigos, analisando parte a parte do Catecismo, em resumos.


Cleiber Meira
Equipe de Formação


Nenhum comentário:

Postar um comentário